Slide

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NO MEU LUGAR

Saudações caríssimos leitores e amigos!

Hoje venho propor a reflexão de um assunto que sempre considerei muito interessante. A solidão. Sim, aquela que muitos consideram como o pior de todos os males para o ser humano. Aquela que é taxada como a vilã da história de muitas pessoas. A senhora solidão, que dizem magoar o pranto de qualquer um que se deixe levar pelo seu "lado sombrio da força", sem dúvida é a causadora de muita desordem na mente dos homens e mulheres do século XXI. Muitas pessoas se entregam ao medo da solidão sem mesmo ter um motivo concreto e acabam deixando ela se instalar nos confins da alma, lá e bem quieta, criando suas raízes... e como se ainda não bastasse, alguns ainda a alimentam e a tornam cada vez maior. O resultado então não pode ser outro. Nessas circunstâncias o homem acaba criando o monstro que mais tarde, não irá hesitar em devorá-lo. É nesse ponto que eu acredito que a solidão se torna nociva para muita gente. É nesse ponto que ela pode intoxicar a alma de uma pessoa com um coração bom e confundir sua sanidade.

No entanto, se olhada por outro ângulo, ela pode ser um escape da rotina diária. Isso mesmo. Se for enxergada como um anteparo para um apoio, ela pode servir e ser útil, isso é claro, se trabalhada de forma correta. A solidão é como uma moeda de dois lados. Portanto, o homem deve ter sim seus momentos de solidão, porém, deve ter a certeza que ele não estará sozinho. Entre tantos exemplos, quantos artistas usaram da solidão para conseguir criar suas obras-primas e depois mostrar ao mundo seu talento? Inúmeros não é mesmo?! Seja em qualquer campo da arte, a solidão pode ser entendida como uma forma de inspiração, e não como o terrível monstro que é quase sempre designado. Veja que um momento de solidão que separamos para fazer uma oração, jamais pode ser tomado como um momento ruim (isso, claro, é outro exemplo). Por isso, escolhi este tema, e um poema que fala sobre um período de solidão, onde tudo parece estar perdido. Mas, depois de um tempo, descobrimos que podemos vencer o "lado sombrio da força", isto é, se ele existir e se manifestar em algum momento. Com tudo isso e mais uma boa dose influente da música: "In My Pleace" da banda Cold Play, pude escrever o poema desta postagem. Desfrutem agora de outra obra de minha autoria:

NO MEU LUGAR



No meu lugar,
Existiam limites imutáveis,
Circunstâncias irreparáveis,
Condições irrefutáveis,
E, no mais, eu sabia disso.

***

Eu estava perdido
Em um silêncio constrangedor.
Procurando por você,
Ultrapassei barreiras,
Que não deveriam ser ultrapassadas.

***
No meu lugar,
Eu estava assustado,
Por tantos medos, cansado,
Sobretudo despreparado,
E no mais, eu sabia disso.

***

Eu estava perdido
Em sonhos com sua face.
No peito, a sua falta,
No meu interior, sem a calma,
Ah sim! Como estava perdido.

***

No meu lugar,
Aguardei tudo sozinho,
Por tempos sem um carinho,
Sentindo o mundo me consumindo
Até o momento de sua volta.


Por: Thiago de Moura Lima Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário