Slide

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SONETO DE FIDELIDADE

Saudações caríssimos leitores e amigos!

Hoje tenho a honra de trazer até vocês, uma das melhores obras de primor do saudoso poeta e compositor Vinícius de Moraes, "SONETO DE FIDELIDADE" está entre os dez maiores poemas de todos os tempos da literatura brasileira e foi escrito em 1939, quando na antiga freguesia portuguesa de Estoril, o poeta aguardava o momento de sua volta para o Brasil. Podemos perceber nos versos deste soneto, um casamento literário expressado em amor puro e fiel. Uma doce melodia entoada de uma maneira que conquista qualquer coração sensível na primeira leitura. Como uma homenagem ao mestre que me inspira sempre que visito sua antologia poética em minha estante, convido aos que não conhecem ainda, para conhecerem agora... e aos que já conhecem, que possam reler e se deixar levar mais uma vez pelo lirismo encantador contido nas palavras. Desejo uma boa semana e que desfrutem agora de uma bela obra:

SONETO DE FIDELIDADE




De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

***

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

***

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

***

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.


Por: Vinícius de Moraes


Referências desta postagem: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br

Um comentário:

  1. De todos os poemas que falam de amor, esse com certeza é um dos mais bonitos.

    Vale a pena ler a antologia de Vinícius de Morais.
    Ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir